Campanha da Biblioteca Clarice Lispector aborda cuidado no uso dos livros

Publicado: Quarta, 04 de Abril de 2018, 08h58 | Última atualização em Quarta, 04 de Abril de 2018, 08h58 | Acessos: 2967

LIVROS QUE FORAM AMASSADOS MOLHADOS E RASURADOS TAMBÉM ESTÃO EXPOSTOS 1

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, iniciou na última semana de março uma campanha para que alunos e servidores tenham maiores cuidados ao manusear, emprestar e utilizar os livros que compõe o acervo da Biblioteca Clarice Lispector. A principal ação do projeto é uma exposição educativa que exibe itens do acervo em más condições de preservação em função do mau uso.

À entrada da Biblioteca Clarice Lispector uma bancada reúne obras como “Odisseia”, de Homero ou “Viagem ao centro da terra”, de Júlio Verne, todas com indícios de má conservação em função do cuidado inadequado dos usuários. “E o que mais nos entristece é que se trata de livros novos. Alguns deles não têm sequer um ano de uso e já estão em um estado de muito desgaste”, avaliou a bibliotecária Gizele Viana.

Os livros em questão foram expostos à água, amassados, rasgados, rasurados e até mesmo marcados, entre as páginas, com embalagens de bala e outros alimentos. “Entendemos que o principal questionamento é aquele de se colocar no lugar do outro e avaliar se gostaríamos de emprestar um material nessa condição”, acrescentou Gizele.

Preservação

Coordenadora da Biblioteca em Cacoal, Fernanda Cavalcante lembra que outro viés da campanha é informar as pessoas de que os livros também integram o patrimônio público e devem ser preservados. “Existe um diálogo, com a gestão do campus, para que parte dos nossos investimentos seja dirigida à compra de livros. Felizmente, temos conseguido essas aquisições, mas esse tipo de utilização caracteriza uma desvalorização que não gostaríamos de presenciar no IFRO”, afirmou a bibliotecária.

Além da exposição, um painel inspirado num projeto desenvolvido pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e destaca comportamentos que contribuem para que o acervo de livros da biblioteca não seja preservado da maneira correta. “Nossa principal intenção é sensibilizar a comunidade acadêmica e estudantil para a contribuição que todos podem dar à conservação dos livros e outros materiais bibliográficos do nosso acervo. Esperamos, dessa maneira, combater hábitos que provocam um desgaste prematuro dos livros”, explicou Fernanda.

• ALGUNS_LIVROS_COM_MAU_ESTADO_DE_CONSERVAÇÃO_EXPOSTOS_NA_BIBLIOTECA_1
  • ALUNOS_UTILIZAM_ESPAÇO_DA_BIBLIOTECA_CLARICE_LISPECTOR_NO_IFRO_CAMPUS_CACOAL_1
  • LIVROS_QUE_FORAM_AMASSADOS_MOLHADOS_E_RASURADOS_TAMBÉM_ESTÃO_EXPOSTOS_1
  • PAINEL_TEMÁTICO_FOI_MONTADO_DENTRO_DA_BIBLIOTECA_1