Cerimônia de abertura marca início do JICCAs em Cacoal

Publicado: Sexta, 16 de Março de 2018, 16h27 | Última atualização em Sexta, 16 de Março de 2018, 17h01 | Acessos: 2763

Entrada das bandeiras

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) deu início na última quarta-feira (14) à edição dos Jogos Internos do Campus Cacoal (JICCAs) 2018 com a promoção da Cerimônia Oficial de Abertura. A solenidade reuniu alunos atletas, servidores, membros da comunidade acadêmica e autoridades que prestigiaram o início do evento esportivo.

A solenidade reuniu as delegações que irão competir durante os jogos, nas modalidades de handebol, futsal, voleibol, tênis de mesa e xadrez. As disputas terão início na próxima segunda-feira, 19, e se estendem até o dia 24 de março. Nesse período, cerca de 150 alunos atletas e servidores do Campus participarão do JICCAs. “Nosso objetivo é aumentar a participação dos nossos alunos e servidores nas atividades esportivas, promovendo a integração social e o exercício da cidadania. Além disso, usamos essa atividade para encontrar talentos esportivos que poderão representar o nosso campus nos jogos escolares de Rondônia ou dos institutos federais”, explicou o professor de Educação Física Rafael Romanholo, um dos coordenadores do evento.

Cerimônia

A comunidade acadêmica e os convidados do evento se reuniram na quadra de esportes do Campus Cacoal para participar do início do JICCAs 2018. Durante a solenidade, 15 delegações se apresentaram ao público, cada uma delas representando um país que irá disputar a Copa do Mundo de 2018. “Como esse é um ano importante para o calendário esportivo mundial, decidimos usar a Copa como tema do JICCAs. Assim, as delegações vão representar através dos seus uniformes de jogo esses países”, explicou a professora de Educação Física e também coordenadora dos jogos, Lilian Firme.

Emocionada pela cerimônia de abertura, a docente chegou a chorar durante o discurso que proferiu aos participantes. “Eu entendo que isso não é apenas a abertura dos jogos, mas sim uma demonstração do apoio e a valorização que o IFRO confia ao esporte como ferramenta de extrema importância à formação integral dos nossos alunos. O modo como as coisas ocorreram aqui me deixam muito orgulhosa. É a realização de um sonho”, externou.

O sentimento contagiou inclusive alguns alunos, como a estudante Julia Sott, que cursa o Técnico Integrado em Agropecuária. “Para mim foi um dos momentos mais emocionantes da cerimônia, porque a gente pode perceber toda a paixão que a professora tem pelo esporte e como ela deseja oferecer isso aos atletas. Eu não participo de nenhuma modalidade, mas confesso que naquele momento senti vontade de estar em um dos times”.

Apreço

A mesma atmosfera da arquibancada envolveu os alunos atletas que participaram ativamente da cerimônia. Foi o caso de Gabriel Aker, que é estudante do Curso Técnico em Informática e participa do futsal pela turma do 1º ano B. “Para mim, umas das coisas que ficou muito clara é que a escola se importa com os alunos e nos valoriza, a ponto de organizar uma cerimônia especial para os nossos jogos. Foi a primeira vez que participei de algo assim e foi muito bom, especialmente no momento que acenderam a pira olímpica”, destacou.

O sentimento foi compartilhado pelo diretor da Autarquia Municipal de Esportes em Cacoal (AMEC), Weliton Nunes, que expressou isso durante a cerimônia. “O que estamos vendo aqui não é apenas uma celebração ao esporte, mas ao uso dele como método para propiciar disciplina, respeito e companheirismo. Estou convicto de que essa atividade será de grande relevância para a formação de todos os participantes”, disse.

Diretor-Geral do Campus Cacoal, Davys Sleman frisou que o JICCAs é um dos grandes momentos oferecidos pelo IFRO aos alunos. “Tudo isso é idealizado pensando em oferecer a eles uma experiência singular e que nos permita consolidar a posição de destaque que temos obtido, nos últimos anos, nas competições esportivas”, comentou.

Parte desses resultados foi conquistada com o apoio de dois atletas que atuaram como colaboradores do campus nas modalidades de handebol e voleibol. Eliseu Ferreira e Angelina Araújo receberam do IFRO, durante a cerimônia, um certificado de Honra ao Mérito pela contribuição e pelo trabalho desenvolvido junto aos alunos. A programação também incluiu a premiação dos campeões dos jogos de 2017.

• A_passagem_da_tocha_foi_um_dos_momentos_mais_emocionantes_da_cerimônia
  • Angelina_e_Eliseu_foram_homenageados_pelo_IFRO
  • Cerimônia_de_abertura_já_contou_com_apoio_dos_torcedores_das_delegações
  • Cerimônia_ocorreu_na_quadra_esportiva_do_Campus_cópia