Campus Cacoal participa de nova edição da MOBFOG

Publicado: Quarta, 31 de Mai de 2017, 18h29 | Última atualização em Quarta, 31 de Mai de 2017, 18h36 | Acessos: 2103

Campus Cacoal 1

Os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, participaram neste ano de mais uma edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), organizadas pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e a Agência Espacial Brasileira (AEB).

Minicursos, atividades práticas e orientações para possibilitar aos alunos do ensino médio técnico um contato mais prático com a Astronomia e a Astronáutica fizeram parte dos preparativos para o lançamento dos projéteis.

Eles são feitos a partir de duas ou mais garrafas PET de qualquer volume, presas a uma base de lançamento fixada no chão. O combustível usado no experimento provém da mistura de vinagre (ácido acético) e bicarbonato de sódio (puro ou contido no fermento em pó).

Neste ano 40 alunos do Campus Cacoal participaram da prova teórica e prática das Olimpíadas. Já na Mostra de Foguetes foram 11 grupos, com três alunos cada, que lançaram seus protótipos. O vencedor deste ano foi o “WGW-01” que marcou a distância de 132 metros após o lançamento, alcançando a maior distância horizontal de voo. Ele foi criado pelos alunos Gabriel Boone, Willians Cais e Wanderson Kannak, do curso Técnico Integrado em Agropecuária.

Melhorias

Gabriel Boone participa pelo segundo ano consecutivo da Mobfog. Em 2016 o foguete que ele havia construído com os colegas teve um bom desempenho nos testes preliminares, mas no dia oficial acabou não repetindo as melhores marcas. Neste ano, os seus companheiros mudaram e as características do protótipo também.

“Fizemos algumas mudanças na base de lançamento e na aerodinâmica do foguete. Alteramos as asetas (sic), aqueles pequenos triângulos que dão estabilidade e também mudamos as características de uma estrutura que é como o tanque de combustível, onde vai o bicarbonato. Antes ele balançava muito, mas esse ano arredondamos a peça e ela ficou mais estável”, explica.

A marca de 132 metros pode credenciar o time vencedor do Campus Cacoal a participar da fase nacional da Mobfog. Gabriel não esconde a expectativa, mas também reconhece que precisam melhorar o foguete WGW-01 caso participem desta etapa. “Pelo que sei, na fase nacional eles alcançam 300 metros no voo. Estamos pensando em fazer um de dois estágios, o que pode render um melhor desempenho”, comenta.

Coordenador da inciativa, o professor Agmar Chaves comemora o resultado e a manutenção do IFRO em propor aos alunos a participação nesta atividade. “O lançamento culmina todo um trabalho que usa fundamentos da disciplina de Física, fazendo com que ela se torne atrativa e contagiante”, disse.

• Campus_Cacoal__1
  • Campus_Cacoal__2