Campus Cacoal desenvolve projeto em parceria com a Guarda Mirim

Publicado: Segunda, 22 de Mai de 2017, 19h47 | Última atualização em Terça, 23 de Mai de 2017, 08h07 | Acessos: 2425

Campus Cacoal 2

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, firmou em março deste ano parceria com o Instituto Educacional Guarda Mirim de Cacoal, através do Grupo de Pesquisa Práticas Discursivas na Amazônia (PDA). O convênio prevê o desenvolvimento de atividades teórico-metodológicas nas áreas de linguagem, cultura e educação através de diversas frentes.

Uma delas envolve o curso de Licenciatura em Matemática do IFRO. Semanalmente, cinco alunos do curso visitam a sede da Guarda Mirim para exposição de conteúdos e aplicação de exercícios relacionados à disciplina. “Minha primeira motivação foi a prática assistencial. Gosto de atividades com caráter humanitário, de ajudar a quem precisa. Além disso, o projeto já nos dá uma noção sobre os desafios da sala de aula”, explica a acadêmica Luciene Aguiar.

E eles não são poucos. De acordo com a acadêmica do IFRO, Carla Menezes, que também atua como voluntária no projeto, trabalhar com alunos de várias idades e séries diferentes é um dos maiores desafios. “O primeiro desafio é classificá-los de acordo com o seu nível e, a partir daí, aplicar atividades que eles estejam aptos a realizar”, comenta.

Professora da Guarda Mirim, Cristiane Nery explica que hoje são atendidas 83 crianças em situação de vulnerabilidade social. “Trabalhamos com elas conceitos de civismo, prática esportiva e reforço escolar, onde basicamente auxiliamos esses meninos e meninas nas tarefas e trabalhos escolares”, conta. Para ela, a parceria com o IFRO favorece esse trabalho. “As atividades ainda estão num início, mas nossa expectativa é que essa soma de forças resulte em um desempenho ainda melhor destes alunos”.

Outras ações

Além das aulas de matemática, o convênio com o IFRO também prevê a aplicação de aulas e atividades de Língua Portuguesa, trabalhando as duas disciplinas básicas do currículo escolar. “O primordial aqui é oferecer qualidade de vida social, cultural e ética para essas crianças e adolescentes, pensando em formar uma geração que possa, num futuro próximo, também praticar a solidariedade”, pontua o professor Sérgio Nunes, líder do PDA e mentor da parceria.

Ele acrescenta que além do apoio linguístico e matemático, a parceria prevê a execução de um subprojeto chamado “Adote um Guarda Mirim”. “A ideia é simples, mas de grande impacto. Ao longo das atividades do Grupo PDA, os alunos do IFRO e nossos pesquisadores vão recolher roupas, calçados e alimentos que possam ser doados para as crianças que são atendidas aqui”, diz Nunes.

Na última sexta-feira (19), os alunos do 2º ano B do curso Integrado em Informática visitaram a instituição para a doação de 22 cestas básicas e realização de um bazar solidário. Nele, os pais ou responsáveis pelas crianças puderam escolher peças de roupas para os filhos. Os alimentos, doados à Guarda Mirim, serão utilizados no preparo do café da manhã e almoço que é dado às crianças todos os dias.

“Uma ação dessa relevância nos impressiona e emociona. Essas crianças necessitam de oportunidades e estamos oferecendo isso através dessas atitudes, que envolvem fraternidade e consciência social”, afirma o diretor da Guarda Mirim, professor Nelson Rangel.

Impacto e exemplo

Emilia é uma das alunas da Guarda Mirim. Ela e seus irmãos participam de todas as atividades oferecidas no local, incluindo as ações do IFRO. “Gosto muito de vir aqui. As aulas me ajudam muito. Tenho mais facilidade de aprender quando a professora explica lá na escola”, conta a garota. Elcir, seu irmão, tem apenas oito anos e não esconde que prefere outras atividades. “O que eu mais gosto é de marchar. Quando crescer quero ser policial”, diz.

Ao falar sobre marchar, Elcir se refere ao ensino da Ordem Unida, praticada com todos os alunos da Guarda Mirim diariamente. “O civismo e a disciplina são conceitos dos quais não abrimos mão em nossa metodologia, pois ajudam essas crianças a construir um futuro com decisões mais promissoras”, explica a professora Cristiane.

Durante a entrega dos alimentos e roupas, o aluno do curso Tecnólogo em Agronegócio do IFRO, Gustavo Martins, discursou aos alunos e usou o seu testemunho como fator de motivação às crianças. “Eu fui um mirim, como vocês. Saí daqui em 1998 e hoje estou alcançando grandes objetivos. As dificuldades sempre vão existir, mas a disciplina ensinada aqui na Guarda Mirim vai ajudar vocês a vencerem todas elas”, falou.

• Campus_Cacoal__1
  • Campus_Cacoal__2