Nova fase de projeto de empreendedorismo e inovação tecnológica é executada

Publicado: Segunda, 25 de Junho de 2018, 12h37 | Última atualização em Segunda, 25 de Junho de 2018, 12h37 | Acessos: 1665

Alunos apresentam projeto durante a atividade

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, promoveu mais uma fase de um projeto interdisciplinar que integra as disciplinas de Banco de Dados II, Desenvolvimento de Sistemas e Empreendedorismo. A ação é exclusiva para os alunos que estão no terceiro ano do curso Técnico Integrado em Informática.

“Nosso objetivo é proporcionar aos alunos a integração dos conhecimentos das várias disciplinas no desenvolvimento de um sistema de informação completo, baseado em problemas reais, e que ao final do ano letivo seja comercialmente viável”, destaca Juliano Cristhian, um dos mentores da iniciativa. Também são promotores da ação os professores Thiago Kaiser e Luiz Henrique Aguiar.

Na atividade, os grupos de trabalho das turmas apresentaram seus projetos a uma banca composta por professores do IFRO e dois profissionais convidados. O propósito foi dar um feedback abrangente aos alunos, para que eles possam aperfeiçoar seus modelos de trabalho. “A sociedade muda, as necessidades mudam e a escola precisa acompanhar esse movimento, especialmente no sentido de promover soluções ou ao menos indicar um caminho para isso. Por isso, a união do conhecimento das várias disciplinas, demonstrando, de forma prática e lúdica a real importância do conhecimento multidisciplinar e de seu uso aplicado”, explicou Kaiser.

Impressões

Para os professores convidados a participar da avaliação dos projetos, o tom de surpresa imperou após as bancas. “Nossa região está em desenvolvimento e precisamos de mão de obra qualificada. Esses alunos, apesar de cursarem o Ensino Médio, têm trabalhos de muita qualidade e com visões muito realistas sobre o mercado e suas necessidades. São projetos que realmente podem ser utilizados pela comunidade”, destacou o professor Alberto Benicio, coordenador do curso de Sistemas de Informação da UNESC.

Talles de Matos, analista de marketing, lembrou que os alunos chegarão ainda mais preparados para a próxima fase da vida acadêmica. “O nível desses projetos é muito bom, muito alto, principalmente se levarmos em consideração que são alunos do Ensino Médio. Se pensarmos isso em uma projeção, esses são estudantes que possuem potencial para fazer diferença no universo acadêmico e o projeto interdisciplinar é um diferencial nesse sentido, pois os incentiva a serem pesquisadores, empreendedores e a buscarem soluções para questões diversas da sociedade”.

Aluna e participante da atividade, Dheiliane Gonçalves tem como base do seu projeto uma plataforma que facilite o processo de aprendizagem dos usuários. Apesar de cursar o Técnico Informática, ela confessou que para ela a parte mais difícil do projeto é a programação. “Eu prefiro o empreendedorismo, que é onde tenho mais facilidade. Além disso, tem um pouco de apreensão por não saber se vamos conseguir concretizar tudo aquilo que a gente planeja, mas é muito bom poder praticar aquilo que aprendemos na teoria de forma tão real”, avaliou a estudante.

• Alunos_apresentam_projeto_durante_a_atividade
  • Avaliações_da_banca_servem_para_aperfeiçoar_o_projeto_e_prepará-lo_para_o_mercado