Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Campus Cacoal promove oficina didática para os professores

Publicado: Segunda, 05 de Fevereiro de 2018, 19h27 | Última atualização em Segunda, 05 de Fevereiro de 2018, 19h31 | Acessos: 1969

Embasamento teórico auxiliou os professores na compreensão de conceitos sobre planejamento de aulas

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, teve na última quinta-feira (1º) o retorno dos professores de seu período de férias. No primeiro dia de atividades eles participaram da oficina “Planejamento, plano de ensino e plano de aula: concepções epistemológicas”. A atividade foi promovida pela equipe pedagógica com o objetivo de valorizar a importância do planejamento educacional para o processo de ensino e aprendizagem na prática docente.

“Nosso foco foi conceituar e contextualizar os níveis de planejamento na educação, discutindo a função pedagógica do planejamento e percebendo essa ferramenta como instrumento de influência na prática docente”, explicou a coordenadora da oficina e Pedagoga/Supervisão do Campus Cacoal, Andreia Paro. Para isso, ela disse, foram realizadas dinâmicas, apresentações orais e grupos de trabalho com temas específicos como o conceito do planejamento ou a importância do plano de ensino.

“Creio que a oficina foi muito positiva e ganhou abrangência prática para os nossos professores, especialmente com a colaboração da professora Vera Lúcia e da técnica em assuntos educacionais, Suzana Conti, na fase de planejamento. A participação delas nesta fase do processo somou novas visões às nossas necessidades, fazendo que com que a atividade se tornasse mais produtiva”, disse Andreia.

Interesse

Para ela, o compromisso que os professores demonstraram durante a oficina também foi fator de destaque e de fundamental contribuição para o sucesso da iniciativa. “Houve colaboração, participação, interatividade e esta postura dos nossos profissionais facilitou o entendimento de que o Plano de Ensino precisa ser utilizado como um guia para o pleno desenvolvimento da atividade docente”.

Débora Costa é professora de Zootecnia e atesta que a iniciativa conduzida pela equipe pedagógica trouxe ideias relevantes para a rotina docente. “Sou bacharela e essa formação acadêmica tem um foco mais voltado ao mercado de trabalho do que à prática em sala de aula. Tive contato com os conceitos pedagógicos durante o mestrado e o doutorado, mas penso que a oficina trouxe conceitos muito úteis e, o mais importante, sem cercear a autonomia do professor”, comentou.

Ela ressaltou ainda o benefício do viés prático da oficina, que permitiu a aplicação de conceitos vistos durante a exposição teórica com as diferentes experiências dos colegas. “Penso que essa reunião trouxe um modelo de planejamento que nos dá os fundamentos necessários para iniciar e planejar a disciplina, tornando o ensino mais eficaz para os nossos alunos”, avaliou Débora.

  • Andreia_Paro_coordenou_a_oficina_pedagógica_do_Campus_Cacoal
  • Embasamento_teórico_auxiliou_os_professores_na_compreensão_de_conceitos_sobre_planejamento_de_aulas
Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.