Campus Cacoal promove oficina didática para os professores

Publicado: Segunda, 05 de Fevereiro de 2018, 19h27 | Última atualização em Segunda, 05 de Fevereiro de 2018, 19h31 | Acessos: 311

Embasamento teórico auxiliou os professores na compreensão de conceitos sobre planejamento de aulas

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, teve na última quinta-feira (1º) o retorno dos professores de seu período de férias. No primeiro dia de atividades eles participaram da oficina “Planejamento, plano de ensino e plano de aula: concepções epistemológicas”. A atividade foi promovida pela equipe pedagógica com o objetivo de valorizar a importância do planejamento educacional para o processo de ensino e aprendizagem na prática docente.

“Nosso foco foi conceituar e contextualizar os níveis de planejamento na educação, discutindo a função pedagógica do planejamento e percebendo essa ferramenta como instrumento de influência na prática docente”, explicou a coordenadora da oficina e Pedagoga/Supervisão do Campus Cacoal, Andreia Paro. Para isso, ela disse, foram realizadas dinâmicas, apresentações orais e grupos de trabalho com temas específicos como o conceito do planejamento ou a importância do plano de ensino.

“Creio que a oficina foi muito positiva e ganhou abrangência prática para os nossos professores, especialmente com a colaboração da professora Vera Lúcia e da técnica em assuntos educacionais, Suzana Conti, na fase de planejamento. A participação delas nesta fase do processo somou novas visões às nossas necessidades, fazendo que com que a atividade se tornasse mais produtiva”, disse Andreia.

Interesse

Para ela, o compromisso que os professores demonstraram durante a oficina também foi fator de destaque e de fundamental contribuição para o sucesso da iniciativa. “Houve colaboração, participação, interatividade e esta postura dos nossos profissionais facilitou o entendimento de que o Plano de Ensino precisa ser utilizado como um guia para o pleno desenvolvimento da atividade docente”.

Débora Costa é professora de Zootecnia e atesta que a iniciativa conduzida pela equipe pedagógica trouxe ideias relevantes para a rotina docente. “Sou bacharela e essa formação acadêmica tem um foco mais voltado ao mercado de trabalho do que à prática em sala de aula. Tive contato com os conceitos pedagógicos durante o mestrado e o doutorado, mas penso que a oficina trouxe conceitos muito úteis e, o mais importante, sem cercear a autonomia do professor”, comentou.

Ela ressaltou ainda o benefício do viés prático da oficina, que permitiu a aplicação de conceitos vistos durante a exposição teórica com as diferentes experiências dos colegas. “Penso que essa reunião trouxe um modelo de planejamento que nos dá os fundamentos necessários para iniciar e planejar a disciplina, tornando o ensino mais eficaz para os nossos alunos”, avaliou Débora.

View the embedded image gallery online at: