Campus Cacoal abre inscrições para Pronatec em Pimenta Bueno

Publicado: Quinta, 25 de Janeiro de 2018, 12h31 | Última atualização em Quinta, 25 de Janeiro de 2018, 12h31 | Acessos: 4007

Parte dos alunos formados pelo Campus Cacoal através do PRONATEC em 2017

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, está ofertando 150 vagas para candidatos que queiram fazer cursos técnicos através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Para esta chamada o IFRO vai ofertar os cursos de costureiro industrial do vestuário, mecânico de máquinas industriais e o curso de soldador de estruturas e tubulação no processo MIG/MAG.

Os cursos são gratuitos e as inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, através do endereço http://pronatec.mec.gov.br/inscricao. No ato da inscrição é necessário informar o CPF, data de nascimento, e-mail, telefone e o grau de escolaridade.

Até o dia 19 de fevereiro estão abertas 50 vagas para Costureiro Industrial do Vestuário (carga horária: 200 horas) e 50 vagas para Soldador de Estruturas e Tubulação no Processo Mig/Mag (290 horas). Já no dia 26 de fevereiro finalizam as inscrições para as 50 vagas no curso de Mecânico de Máquinas Industriais (300 horas).

“Após a inscrição pelo site, o candidato precisa entrar em contato com o Campus Cacoal para entregar a documentação prevista. Somente após a entrega dos documentos a matrícula será efetivada. As aulas acontecerão em Pimenta Bueno e cada aluno matriculado receberá um kit de material, além de um auxílio financeiro de R$ 10 por dia de aula para despesas com transporte e/ou alimentação”, explica o coordenador do Pronatec, Claudemir Barboza.

Ele acrescenta ainda que o período de início das aulas será comunicado posteriormente, aos alunos que efetivarem a matrícula junto ao IFRO. “O sistema de inscrição traz uma data de início das aulas que não corresponde ao nosso calendário. Por isso, o candidato pode ignorar aquele período de aulas. Vamos comunicar a todos os alunos matriculados sobre o novo cronograma, para que ninguém seja prejudicado”, garante o coordenador.

O Pronatec busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda. O IFRO é parceiro desta iniciativa do Ministério da Educação e oferece, todos os anos, diversas vagas para candidatos que já concluíram ou que ainda vão concluir o Ensino Médio.