Campus Cacoal inicia curso FIC “Leitura e Redação para o Enem”

Publicado: Quinta, 27 de Abril de 2017, 16h35 | Última atualização em Quinta, 27 de Abril de 2017, 16h36 | Acessos: 2137

PDA Campus Cacoal

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, por meio do Grupo de Pesquisa Práticas Discursivas na Amazônia (PDA), iniciou em 2017 um curso de Formação Inicial Continuada (FIC) sobre “Leitura e Redação para o ENEM”. As atividades têm como objetivo preparar alunos de escolas públicas e privadas dos municípios de Cacoal, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Espigão do Oeste, Ji-Paraná e Ouro Preto do Oeste para o Exame.

Em sua terceira edição, o curso coordenado pelo PDA espera atingir bons resultados. Em seu primeiro ano o projeto alcançou um total de 1.123 participantes. Já na segunda edição, com adesões de outras 13 escolas entre públicas e privadas, o número saltou para 6.237 participantes. A tendência para 2017 é que este número cresça novamente.

Diretor geral do Campus Cacoal e integrante do PDA, o professor Davys Sleman destaca que a iniciativa abre um canal de relacionamento com outras instituições de ensino e fortalece a educação. “Nesses dois anos procuramos sempre socializar o bom desempenho das nossas atividades escolares com as nossas parcerias institucionais. Acreditamos que esse método de trabalho fortifica o processo de ensino-aprendizagem e engrandece a nossa região e o Estado, além de fortalecer a marca do IFRO entre os estudantes e a comunidade”, avalia.

Coordenador do PDA, o professor Sérgio Nunes explica que além da inclusão de novos parceiros em 2017, o projeto também prevê um aperfeiçoamento metodológico. “Temos novidades no processo ensino-aprendizagem quanto à interação entre a teoria e a prática. Esse ano estamos dando destaque ao constituinte ideológico como suporte para a coerência e a coesão textual no aprendizado dos alunos nas instituições parceiras”, explica.

Simpósio

Tradicionalmente, as atividades do Grupo PDA se encerram com a promoção de um Simpósio. Neste ano o evento vai ocorrer entre os dias 7 a 11 de agosto e terá o dia 10 reservado para os povos e comunidades tradicionais: indígenas, africanas, maçonaria e agricultores familiares (que fazem parte da região Cacoalense e Zona da Mata).  O simpósio contará mais uma vez com a presença do líder indígena Almir Suruí e de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Social (MDS). Também foi inserido ao projeto o Povo Indígena Cinta Larga (da região de Espigão do Oeste).