Institucionalização de Projetos de Pesquisa tem edital publicado em Ariquemes

Publicado: Terça, 12 de Junho de 2018, 12h27 | Última atualização em Quarta, 13 de Junho de 2018, 15h13 | Acessos: 2043

Foto fachada de Ariquemes

Docentes e técnicos pesquisadores podem enviar projetos para a chamada destinada exclusivamente para institucionalização de projetos de pesquisa do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Ariquemes. O edital publicado tem como finalidade permitir a homologação de projetos de pesquisa em quatro modalidades: projetos de dissertações ou teses desenvolvidas por servidores do campus as quais estão vinculadas a programas de mestrado ou doutorado de outras instituições (PDT); projetos de pesquisa (PAE) aprovados em editais externos, como da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PROPESP/IFRO), da Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e de outros; projetos de pesquisa não submetidos a editais para solicitação de recurso (PSR); e projetos de trabalho de conclusão de curso (PTCC).

O período de inscrição das propostas para Coordenador(a) do Projeto está aberto de 11 a 30/11/19. De acordo com o cronograma de atividades do projeto, a entrega do relatório final (coordenador do projeto) deve ocorrer até 30 dias após o término das atividades previstas no cronograma do projeto. O edital é válido para pesquisas a serem desenvolvidas no período de junho de 2018 a dezembro de 2019.

Segundo o Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (DEPESP) do Campus Ariquemes, a institucionalização de projetos é obrigatória para que os servidores possam solicitar auxílio ao Departamento ou mesmo quantificar a carga-horária de projetos de pesquisa no Registro de Atividade Docente (RAD).

Nas modalidades PSR e PTCC serão obrigatórias a inclusão de discente colaborador, sendo que no caso de projetos de conclusão de curso a institucionalização deve ser feita pelo servidor orientador. Nas demais modalidades, o Departamento de Pesquisa apoia e incentiva a participação de discentes colaboradores, no intuito de promover sua integração e contribuir para sua formação.

Além de incentivar docentes e técnicos do Campus Ariquemes a engajarem estudantes em projetos de pesquisa e/ou atividades vinculadas à sua linha de pesquisa, visando o desenvolvimento em seu processo acadêmico, o edital colabora ainda com a comprovação da produção científica e tecnológica e cria uma base de dados centralizada das propostas de pesquisa, de modo a incentivar e planejar projetos integrados.

O Edital nº 42/2018 poderá ser acessado neste LINK.