Inscrições para o Mestrado ProfEPT começam na próxima semana

Publicado: Terça, 06 de Fevereiro de 2018, 16h00 | Última atualização em Quinta, 07 de Junho de 2018, 12h44 | Acessos: 6372

Reunião IFRO

Reunião técnica para alinhamento das atividades do Mestrado foi realizada com representante da região Norte junto à coordenação nacional do ProfEPT

As inscrições para o ProfEPT (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) iniciam no dia 15 de fevereiro (quinta-feira). O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia oferta 22 vagas no total. Na semana passada (sexta-feira, 02) o IFRO, através da Coordenação de Pós-Graduação, esteve reunido com a Diretora Sistêmica de Pós-Graduação do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) e representante da região Norte junto a coordenação nacional do ProfEPT, Ana Cláudia Souza, para alinhar o planejamento das atividades do Mestrado a ser ofertado no IFRO.

Segundo o Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Gilmar Alves Lima Júnior, a troca de experiências entre as duas instituições é de grande importância para o andamento da oferta do mestrado no IFRO. “Essa troca de experiências, expertise na área de pós-graduação que o IFAM tem, é extremamente importante para o desenvolvimento desta área no Instituto. Estamos no aguardo do início das inscrições do mestrado ProfEPT. Há também um planejamento interno com a coordenação local, com os professores e a professora Ana Claudia, como coordenadora, veio dar este suporte e retornará no final do mês de fevereiro para que possa nos auxiliar com informações sobre a prova, a aplicação do exame, as atividades quem vêm após as inscrições até o início das atividades previstas para o mês de agosto. Então, é uma forma de o IFRO iniciar as atividades da melhor forma possível a partir desse contato e troca de informações com outros colegas da rede federal”, comentou.

Ana Cláudia explica que o ProfEPT é um programa nacional em rede, com 36 polos ofertando o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, com prova de seleção marcada para o dia 15 de abril. “Essa prova acontece em um único dia e será composta de dois momentos. O candidato receberá um caderno com trintas questões objetivas, e depois de respondido ele deverá transferir as respostas para o cartão-resposta. O caderno também terá duas laudas para a questão discursiva”, descreveu acrescentando: “No ano passado tivemos mais de 20 mil inscritos nacionalmente neste processo. Só em Manaus foram mais de duas mil inscrições. Esperamos que seja um mestrado que mude a sociedade, mude a pesquisa nos espaços formativos e gestão da educação profissional tecnológica”.

A Coordenadora de Pós-Graduação do IFRO, Michele Noé, ressaltou a grande expectativa das comunidades interna e externa a respeito da oferta do primeiro mestrado do IFRO. “Estamos nos organizando e conversando com os professores. A coordenação nacional tem nos dado apoio. A vinda da professora, com sua experiência no IFAM e como representante regional junto à coordenação nacional, trouxe uma experiência e uma troca de informações muito válidas. As inscrições começam dia 15 de fevereiro e vão até o dia 04 de março. Podem ser feitas através do site nacional do programa. O edital já está disponível desde o dia 25 de janeiro e as referências bibliográficas são artigos que estão disponíveis no site através de links, e são bases conceituais que serão abordadas no dia do exame nacional. Nossa expectativa é grande quanto às inscrições e já solicitamos os espaços dos Campi Porto Velho Calama e Zona Norte, onde provavelmente ocorrerão as provas”, disse.

Sobre o Mestrado Profissional

Das 22 vagas ofertadas pelo IFRO, 11 vagas são destinadas aos servidores do próprio IFRO, oito vagas para a ampla concorrência e três para as ações afirmativas: uma vaga para PcD (pessoas com deficiência, comprovada por meio de laudo médico), uma vaga para negros e uma vaga para indígenas.

A taxa de inscrição será no valor de R$ 70. E a inscrição será feita, exclusivamente, via internet no Sistema de Inscrições, seguindo as datas do cronograma e as regras do edital. O endereço eletrônico do Sistema de Inscrições será divulgado no site do programa: profept.ifes.edu.br.

Poderão participar da seleção pessoas que tenham diploma de curso superior ou declaração de conclusão de curso superior devidamente reconhecido (ou revalidado) por órgãos competentes do Ministério da Educação. O resultado final sai no dia 04 de junho, e as aulas estão previstas para começar no mês de agosto.

O ProfEPT será ofertado na modalidade semipresencial no Campus Porto Velho Calama. “O grande diferencial do mestrado profissional é que o mestrando necessita desenvolver um produto para a sua conclusão. Já no mestrado acadêmico você tem uma perspectiva mais intelectual, filosófica. No profissional você tem a dissertação e o produto. Um produto na área de educação profissional tecnológica, em gestão de espaços de EPT, ou em práticas formativas de EPT que você pesquisou, desenvolveu, testou e entrega para a sociedade”, explica Ana Cláudia.

O edital está disponível em:  http://profept.ifes.edu.br/selecao/edital2018-001