Alunos de Química do Calama receberão medalhas da ORQ

Publicado: Quarta, 08 de Novembro de 2017, 19h18 | Última atualização em Quarta, 18 de Abril de 2018, 18h39 | Acessos: 3875

ORQ Campus Calama

Estudantes do curso técnico em Química integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, que participaram da XII Olimpíada Rondoniense de Química (ORQ-2017) receberão medalhas pelo bom desempenho na competição. Os alunos conquistaram boas colocações nas modalidades A, B e C.

Cerca de 130 alunos dos 1º, 2º e 3º anos do técnico integrado em Química do Campus Porto Velho Calama participaram do evento. As provas foram realizadas no dia 29 de setembro de 2017 com divulgação do resultado final no dia 30 de outubro. "As provas foram aplicadas para 2071 estudantes em todas as regiões do Estado de Rondônia, as quais tinham dez questões de múltipla escolha e duas questões analítico-expositivas", informou o coordenador estadual da ORQ, professor Renato Cassaro.

O bom desempenho no evento deve-se à participação efetiva do corpo docente e técnico na formação básica e profissional dos alunos e, também dos discentes pelo esforço e dedicação aos estudos. “A olimpíada tem como objetivo maior estimular a participação dos alunos em uma disciplina de grande importância em sua formação básica, intelectual e profissional, pois vale ressaltar que a olimpíada representa a oportunidade dos estudantes avaliarem seu desempenho e conquistarem não apenas medalhas, mas também saberes diversos”, reforçou a Coordenadora do Curso, professora Maria Odaise Silva dos Santos.

Uma das estudantes que participou da ORQ foi Maria Rita Medeiros Flôr, que está no 3º ano do Curso Técnico em Química. Ela conquistou a 1ª colocação na categoria C. "É muito bom perceber que meu esforço e paixão pela química têm resultados. Cada vez mais eu percebo que a ciência e a tecnologia podem ser palpáveis e possíveis. Essa medalha me animou muito e fiquei muito feliz por poder representar o Calama e meus professores", disse.

Sobre a ORQ

A Olimpíada Rondoniense de Química (ORQ), evento integrante do Programa Nacional Olimpíadas de Química, é uma atividade de extensão de cunho cultural, que tem apoio dos IFs, UNIR e Secretaria de Estado da Educação do Estado de Rondônia e tem como objetivos: 1) estimular o ensino, o estudo e a pesquisa no campo da Química; 2) incentivar, através do ensino de química, o direcionamento dos estudantes secundaristas para esta disciplina; 3) descobrir jovens com talento e aptidões para o estudo da química e 4) incentivar os jovens para se dedicarem ao magistério na área de Química.

A ORQ destina-se a alunos do ensino médio, regularmente matriculados em escolas municipais, estaduais, federais e particulares, todas do estado de Rondônia.

Após a etapa regional, será realizada a Olimpíada Brasileira de Química e Olimpíada Norte/Nordeste de Química em 2018.