Campus Calama tem alunos disputando processo seletivo na Capital

Publicado: Quarta, 11 de Outubro de 2017, 08h03 | Última atualização em Quarta, 18 de Abril de 2018, 18h39 | Acessos: 2120

Estudantes na seleção de estágio 3

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, teve 45 estudantes participando de processo seletivo para estágio na empresa Votorantim Cimentos. Os candidatos são alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Eletrotécnica, Edificações e Informática.

O recrutamento ocorreu no dia 3 de outubro para duas oportunidades no cargo de aprendiz, uma para a área administrativa e uma vaga para a área de planejamento da manutenção. Na coordenação da seleção estava a gestora da área de recursos humanos Mariana Otto e a estagiária Luciana Maronani, que explicaram a forma pela qual a empresa abriu oportunidades para a inserção de alunos no mercado de trabalho.

“A realização de um processo seletivo de estágio da Votorantim envolvendo os alunos do IFRO, abre caminho aos alunos para o contato com empresas de renome e possibilita que outras empresas vejam que nossos alunos são capazes de atuar no mercado de trabalho”, explica a Coordenadora de Integração, Escola, Empresa e Comunidade (CIEEC), Lígia Silvéria Vieira da Silva.

Segundo o Chefe do Departamento de Extensão, Rodrigo Moreira Martins, “é missão do DEPEX - Calama proporcionar aos alunos oportunidades de estágio e aprendizagem fazendo a ponte entre o IFRO e as empresas de nosso País. Nessa oportunidade a Votorantim entrou em contato conosco solicitando 45 alunos para um processo seletivo de quatro fases que selecionará duas pessoas para serem aprendizes. Ambos os lados ficam satisfeitos com esse tipo de ação, que já não é a primeira. Dessa forma temos trabalhado para atingir nosso principal objetivo: formar com qualidade nossos alunos e inseri-los no mercado de trabalho”.

Amanda Carolina Ferreira de Lima está no 4º ano de Edificações e avalia que entre as oportunidades proporcionadas aos estudantes pelo IFRO, ter a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho é a primordial, “a fim de que o aluno possa por em prática o que aprendeu na instituição. Acredito que todas as experiências são válidas e a participação neste processo seletivo, além de agregar conhecimento ao nosso currículo, revela a excelência da instituição em propiciar aos alunos a construção de sua carreira por meio de parcerias com empresas como a Votorantim Cimentos, bem como nos transformar em alunos capacitados para obter aprovação em processos como este. Ainda não temos o resultado, no entanto acreditamos que este é apenas o primeiro passo para construção de uma carreira profissional e alcançaremos sempre melhores resultados por ter o Instituto Federal em nosso currículo”.

Para Osmino Salviano de Sousa Neto, do 4° ano de Eletrotécnica, o “processo seletivo foi importante para que os alunos possam ser motivados a buscar o melhor. Tendo em vista que o mercado de trabalho está com uma baixa disponibilidade de empregos, um procedimento de tal amplitude aguça a vontade pessoal de cada aluno melhorar, para que consiga uma qualidade de vida futura”.

• Estudantes_na_seleção_de_estágio_3
  • Estudantes_na_seleção_de_estágio_5