Campus Ariquemes seleciona textos para o I Concurso de Poesia do IFRO

Publicado: Sexta, 06 de Outubro de 2017, 13h04 | Última atualização em Quarta, 28 de Março de 2018, 09h15 | Acessos: 2970

Concurso poesia Ari apresentação

As criações poéticas do Campus Ariquemes passaram por seletiva local para concorrer no I Concurso de Poesia do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia). Para cada categoria foram selecionados dez candidatos, sendo o primeiro lugar eleito para concorrer à grande final, no próximo mês em Porto Velho. Os vencedores foram a servidora Quezia da Silva Rosa e os discentes Camila Gonçalves Martins e Thaysa Débora Silva Queiroz.

A atividade cultural intitulada “Entre nós de expressão literária: Concurso de produção e declamação de poemas dos estudantes e servidores do IFRO” foi proposta pela Pró-Reitoria de Extensão e integra o Congresso Ensino, Pesquisa e Extensão (CONPEX), a ser realizado de 17 a 20 de outubro. Os objetivos são o de intensificar o gênero poema na produção textual de estudantes e servidores, ampliar as oportunidades de expressão artística no âmbito do IFRO e gerar maior envolvimento dos públicos internos da instituição. A pré-seletiva envolve disputa entre candidatos das categorias aluno do ensino médio, aluno do superior e servidor.

No Campus Ariquemes, a seleção ocorreu no Auditório do Museu, no dia 27 de setembro, em duas diferentes sessões, com o resultado sendo divulgado no dia 28.  Para a servidora Rosângela Carvalho da Costa, o evento foi muito importante e contribui para a aproximação entre servidores, alunos e público em geral.

Para uma das coordenadoras do evento, Professora Nereida Machada, embora o curto tempo para preparação do evento, a mobilização e envolvimento dos participantes foi intensa, provavelmente pelo fato de que o campus apresenta uma produção muito forte entre alunos e servidores. O Professor Nilson Milan também afirmou que o evento foi muito produtivo e que esse tipo de atividade deveria ser promovida em todas as outras escolas. E a estudante do Curso Técnico em Alimentos, Emanuele Esteffani Cavalcante, atribuiu ao evento uma forma de se descobrir talentos nos colegas, que em muitos casos nem imaginava.

A comissão avaliadora no período vespertino foi formada por professores convidados de outras instituições: o professor Nilson Milan, a representante das Faculdades Associadas de Ariquemes (FAAr), Elenice Cristina da Rocha Feza, e o orientador educacional da Escola Municipal Roberto Turbay, Edevaldo Cláudio da Silva. O público também pôde assistir às declamações, estavam presente além de pessoal do próprio IFRO, alunos da Escola Roberto Turbay. À noite, a comissão foi composta por professores do próprio Campus Ariquemes: Oscar Costa Borche e Nereida Machado.

Exposições

Durante o evento de poesia também se realizou a primeira exposição “Perspectivas”, coordenada pela professora Juliane Martinez Galiano. O projeto consiste na exposição de fotografias tiradas por alunos interessados em fotos, levando em consideração o ponto de vista e o interesse pelas temáticas trabalhadas. As fotos da primeira exposição são do discente José Henrique Gonçalves.

Também estavam expostos os Scrapbooks desenvolvidos com os alunos da professora Andréia de Fátima Pinsan. Os Scrapbooks consistem em livros com recortes. Na pesquisa, os alunos traziam recortes com informações sobre a obra e vida dos autores da literatura hispano-americana.

• Concurso_poesia_Ari_alunos_visitantes
  • Concurso_poesia_Ari_apresentação