Calama conclui treinamento para uso do Portal de Periódicos

Publicado: Quarta, 04 de Outubro de 2017, 08h27 | Última atualização em Quarta, 18 de Abril de 2018, 18h39 | Acessos: 2600

capes4

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, concluiu o primeiro treinamento específico sobre o uso do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O curso ocorreu durante cinco dias, entre os 4, 5, 6, 11 e 12 de setembro. De acordo com a Bibliotecária Roseni Santos Rodrigues, o curso foi bastante detalhado, sendo ofertado por meio de parceria com a Biblioteca Central da UNIR (Universidade Federal de Rondônia).

A Professora Hélida Soleane Mendonça Ferreira, que também estava na coordenação do curso, explica que divulgar o acesso e capacitar sobre como acessar e melhor utilizar o portal de periódicos da CAPES contribui para fomentar e incentivar pesquisas científicas. O Portal é um sistema financiado pelo Governo Federal e disponibilizado para instituições publicas de ensino superior e pesquisas, sendo a maior biblioteca virtual de informação científica no Brasil, mantida pelo Ministério da Educação (MEC).

Participaram do treinamento estudantes da graduação e servidores do IFRO e da UNIR buscando melhor aproveitamento do Portal em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Excepcionalmente, no dia 06, o curso foi aberto à comunidade externa. Segundo a Professora Amanda Feitosa, foi “muito útil o treinamento. Já era pesquisadora, mas não conhecia as diversas funcionalidades do portal”.

• capes
  • capes1