Encontros Pedagógico e de Planejamento reúnem equipes em Vilhena

Publicado: Terça, 25 de Abril de 2017, 14h12 | Última atualização em Terça, 27 de Março de 2018, 18h32 | Acessos: 2008

Encontro Pedegógico Vilhena5Duas atividades pedagógicas foram realizadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, integrando os profissionais. O Encontro Pedagógico apresentou experiências de servidores do IFRO com currículos integrados, enquanto o Planejamento buscou definir ações para o semestre e ano de 2017. A reunião ocorreu nos dias 18 e 19 de abril.

Durante o encontro, foram apresentados os gráficos de evasão e reprovação e o projeto de assessoria pedagógica. Além disto, realizou-se o planejamento de projetos de ensino com base na integração curricular. Segundo o diretor de ensino do campus, Ezequiel Ferreira Barbosa, "o encontro pedagógico é um momento de extrema importância para a instituição, para os docentes e para a equipe pedagógica, pois vem ao encontro das necessidades do fazer docente em sala de aula, já que este é o momento em que podemos colocar em pauta as discussões de nosso cotidiano, visando à busca de alternativas para o fortalecimento de nossas ações e o bom desempenho dos alunos." O professor também enfatizou a relevância de se analisar o processo avaliativo a qual os alunos estão comumente submetidos, pois para ele os números nem sempre representam o que o aluno aprendeu.

A professora de Química, Camila Ferreira Abrão, compartilhou sua experiência em projeto realizado durante o mestrado, com alunos do Campus Colorado do Oeste, na qual se buscou analisar o processo de elaboração/execução do projeto de ensino integrado entre professores e alunos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. A supervisora Clara Paula Lima trouxe para o encontro sua experiência vivenciada no IFSC, Campus Chapecó, através do desenvolvimento do currículo integrado nos cursos técnicos de ensino médio. Ela apontou, através da experiência nas reuniões em que participou no Campus Chapecó, meios de se organizar pedagógica e administrativamente de forma a possibilitar reuniões de planejamento coletivo, base para o desenvolvimento curricular integrador e interdisciplinar.

Ainda durante o evento, o professor Antônio dos Santos Júnior, do Campus Porto Velho Calama, representante do IFRO no VET Teachers for the Future - Cohort III, ministrou a palestra com o tema "O professor facilitador: a prática pedagógica finlandesa". Juntamente com o DAPE, o professor Antônio trabalhou com oficinas entre os docentes do campus de modo que desenvolvessem projetos de ensino tendo como metodologia na elaboração dos mesmos o currículo integrado.

Para a professora Vanuza de Paula Siqueira, o encontro pedagógico foi de grande valia para o desenvolvimento de um projeto inovador em nossa realidade educacional. "Uma mudança no modo de avaliar, elencando a avaliação formativa e colocando o aprendizado do aluno como ponto principal irá enaltecer a essência do professor como um verdadeiro educador. A integração de vários professores neste mesmo pensamento será crucial para alcançarmos esse objetivo", ressalta a professora. Já a supervisora Clara Paula Lima enfatiza o sucesso observado no encontro pedagógico. "O encontro pedagógico superou nossas expectativas, pois houve um grande envolvimento da equipe docente e o resultado foram os projetos de ensino construídos, com ênfase no currículo integrado, buscando a totalidade do conhecimento. Acredito que com essas propostas que serão desenvolvidas, teremos melhores resultados na aprendizagem dos alunos e no desenvolvimento de profissionais capazes de executar, avaliar e intervir nos processos produtivos que atuarem”, finalizou.

• Encontro_Pedegógico_Vilhena1
  • Encontro_Pedegógico_Vilhena10