Estudantes do Calama expõem pintura de paisagens do mundo

Publicado: Quarta, 08 de Novembro de 2017, 10h43 | Última atualização em Quarta, 18 de Abril de 2018, 18h39 | Acessos: 2747

Exposição pintura de paisagens do mundo 2Pinturas de paisagens do mundo feitas por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, estão expostas na biblioteca do próprio campus e também na Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, na capital.

Com intuito de manter viva na escola a arte e a cultura, o evento intitulado “Exposição de Pintura: Paisagens do mundo”, leva à comunidade escolar e extraescolar as atividades realizadas pelos alunos da casa, visando uma maior aproximação do público com o IFRO.

Na biblioteca do IFRO Campus Calama, a exposição permanece até o dia 20 de novembro. Iniciada no dia 25 do mês passado, junto com a ação do #diadelertododia, a exposição é fruto de atividade desenvolvida pela professora de Artes, Sônia Maria Teixeira Machado, com a turma do Curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio, do 1º ano B Matutino. A proposta também busca integrar o IFRO e a comunidade local num momento de descontração e socialização cultural.

“A exposição de pinturas dos alunos do curso de Eletrotécnica integrado, do 1º ano B Matutino, parte da leitura que nos leva ao conhecimento, ao saber e ainda ao imaginário, ao sonho, às imagens, à ilustração e à inventividade”, afirma a autora do projeto, Sônia Teixeira.

A Coordenadora da Biblioteca do Campus Porto Velho Calama, Roseni Rodrigues, reforça que “utilizar-se do espaço da biblioteca para exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos em salas de aula, tal como exposição de pinturas, reforça o papel da biblioteca como mediadora do processo de ensino/aprendizagem. A exposição de artes proporciona aos usuários da biblioteca um ambiente diferenciado, alegre e atrativo, além de favorecer interação harmônica entre professores, alunos e equipe da biblioteca”.

Anthony Rafael Neves Silva é estudante do Curso Técnico em Química e também participou da atividade. Para ele, a aula prática que buscou explorar a criatividade dos alunos foi “sensacional. Achei muito interessante a iniciativa da professora em levar e colocar os nossos quadros em exposição. Tive a oportunidade de ajudar a professora a preparar os quadros para a exposição e fiquei impressionado com o trabalho dos meus companheiros institucionais, percebi que muitos apresentavam traços e características próprias para se expressar. E da minha parte, me surpreendi com o meu próprio trabalho, não imaginava que com um simples esforço e criatividade poderia produzir uma pintura tão peculiar”.

• Biblioteca_Calama
  • Exposição_pintura_de_paisagens_do_mundo__1