Instituto Federal de Rondônia terá apoio da Facto/IFES

Publicado: Quarta, 20 de Setembro de 2017, 13h22 | Última atualização em Quinta, 07 de Junho de 2018, 12h45 | Acessos: 2457

Reuniões com a Facto 3

A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto) atuará junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). A 39ª reunião do Colégio de Dirigentes, realizada na reitoria do IFRO no dia 14 de setembro, tinha como uma das pautas de diálogo a apresentação da Facto, que é a fundação de apoio ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), criada pelos servidores daquela instituição no ano 2000.

Autorizada pelo Grupo de Apoio Técnico (GAT) do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em junho deste ano, a Fundação vai apoiar projetos de pesquisa, ensino, extensão e desenvolvimento institucional de Rondônia e também do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).  A autorização tem validade de um ano, e depende de decisões internas dos fóruns deliberativos das instituições e da aprovação do GAT.

Para o Diretor Presidente da Facto, Luciano Toledo, a parceria deve ser muito produtiva para todas as instituições. “As fundações de apoio, via de regra, ajudam as instituições públicas de ensino a avançar em ações de ensino, pesquisa e extensão, principalmente aquelas que requerem parcerias com outras instituições da sociedade, como empresas, organizações sociais e instituições públicas. É nesse escopo que a fundação atua. Ela gerencia administrativamente os projetos que a instituição pública, no caso o IFRO, tem condições de ofertar”, afirma.

Segundo informações da Facto, a gestão de projetos em instituições de outros estados é viável a partir da implantação do novo software de acompanhamento e gerenciamento de projetos. O sistema de gerenciamento de projetos on-line denominado Conveniar possibilita a maior interação entre os pesquisadores e a fundação. A plataforma viabiliza o acesso a recebimento de projetos, solicitações de pagamentos e informações sobre os convênios e contratos.  Em Rondônia, também esteve presente o gerente executivo, Thiago Zecchinelli Sampaio. Eles participaram de reuniões com dirigentes, com pró-reitores, e ainda conheceram os campi Porto Velho Calama e Porto Velho Zona Norte. Dessa forma, interagiram com gestores e identificaram demandas que estão em vias de serem executadas e, ainda, definiram a linha de atuação dentro do plano estratégico em que a Fundação apoiará o IFRO.

Através da parceria, segundo o representante da Facto, consegue-se fortalecer diversas atividades da instituição, pois “a ação educacional do IFRO acaba sendo potencializada com a entrada de recursos que estão para além do orçamento da instituição, e que são resultado de parcerias. Então, tem um ganha-ganha, em que todas as instituições envolvidas avançam. A Fundação tem como missão institucional fazer esse apoio, ela não tem fins lucrativos, portanto, ela é competitiva nesse aspecto de prestar o serviço sem almejar lucros”, conclui Luciano Toledo.

• Reuniões_com_a_Facto_1
  • Reuniões_com_a_Facto_2