Comissão Própria de Avaliação do IFRO realiza seminários nos campi

Publicado: Quinta, 22 de Junho de 2017, 17h32 | Última atualização em Quinta, 07 de Junho de 2018, 12h45 | Acessos: 1600

Durante os meses de maio e junho, a Comissão Própria de Avaliação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia realizou seminários com alunos dos campi. As atividades tiveram o objetivo de mostrar aos estudantes dos cursos superiores do IFRO a importância que a CPA tem para o amadurecimento dos cursos, bem como apontar as melhorias que são sugeridas pela comunidade acadêmica.

Nos encontros com estudantes das unidades Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná, Guajará Mirim, Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte e Ariquemes também foram abordados os pontos positivos e negativos apontados na última autoavaliação realizada em 2016. Depois de divulgados os pontos, o Diretor-Geral de cada campus apresentou o plano de ação em implantação para as melhorias indicadas pela comunidade acadêmica.

Após a palestra, os alunos foram convidados a realizarem a autoavaliação dos elementos curriculares, que tem por objetivo identificar as potencialidades e dificuldades que o aluno enfrenta em cada disciplina que ele cursa no nível superior.

O aluno João de Matos, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Campus Vilhena, contou que foi a primeira vez que participou de uma atividade de autoavaliação do curso.  “Achei muito vantajosa, pois é uma maneira eficiente de avaliar toda a estrutura do campus levando em consideração a opinião de todas as partes envolvidas. Também é uma ótima forma para melhorar o ensino, pois podem ser feitas críticas construtivas a professores de forma anônima evitando um futuro constrangimento e desconforto da parte do aluno e professor. Em suma foi uma avaliação prática e eficiente”, afirmou.

O Presidente da Comissão Própria de Avaliação, Clayton Ferraz, ressalta que a CPA é uma comissão autônoma e independente, conforme a resolução 08 de 2011. “Estes seminários são fundamentais para criarmos no IFRO uma cultura de autoavaliação, onde todos os segmentos da comunidade escolar, se autoavaliam, mostrando as potencialidades e dificuldades encontradas em cada curso dos Campi do IFRO”, ressaltou.

• Fotos_CPA_Campus_Ariquemes_01
  • Fotos_CPA_Campus_Ariquemes_014