Campus Calama fica em terceiro na disputa individual da Olimpíada do Conhecimento

Publicado: Terça, 06 de Dezembro de 2016, 09h44 | Última atualização em Quarta, 18 de Abril de 2018, 18h40 | Acessos: 1921

conhecimentoO Campus Porto Velho Calama garantiu o terceiro lugar na disputa individual, de Webdesign nas tecnologias da informação, da Olimpíada do Conhecimento 2016, realizada dias 10 e 11 de novembro em Brasília. A vitória veio por meio do estudante André Tomaz. O primeiro e segundo lugares ficaram com o Paraná e o Rio de Janeiro, respectivamente. Os Institutos Federais participam desde a primeira edição do torneio, em 2014. Neste ano, mais de 1.200 participaram em sete desafios multidisciplinares e provas dos desafios individuais, Avaliação Prática do Estudante, Inova SENAI e o Festival SESI de Robótica FLL. André Tomaz afirma que a Competição oferece oportunidade de construir um espírito de disciplina e foco, “é necessário total envolvimento com o projeto enquanto estiver competindo. Outro ponto que fez diferença e merece ser notado, é uma mudança na perspectiva de carreira”.

Do Campus Calama, o professor Willians de Paula Pereira ressalta, ainda, a competição por equipe, com a “Tambaqui Digital” que reuniu além de André Tomaz, os estudantes Jardson Yudi, Matheus Alves e David Bremide. Eles não garantiram medalhas, mas voltaram com muito conhecimento. “Participar da Olímpiada do Conhecimento é uma oportunidade incrível e singular, além de obter muito conhecimento e fazer grandes amizades com pessoas de todo o Brasil e de várias áreas, também temos a chance de desenvolver o espírito de trabalhar em equipe e conseguir superação dos próprios desafios e medos”, fala Matheus Alves. Já David Bremide diz que foi “uma experiência incrível e única que permitiu o trabalho em equipe e superação de vários obstáculos. Essa experiência permitiu o crescimento pessoal de cada integrante do grupo e a ampliação da visão de oportunidades existentes na nossa área de atuação”.

Os alunos do IFRO também competiram com uma equipe no desafio de robótica com Lego. A professora Elisângela Bibá acompanhou uma equipe de Rondônia e explica que “com menos de trinta dias em contato com o KIT EV3 da LEGO, as representantes do Campus Porto Velho Calama, Danielle Menezes Marrieli, Caroline Garçon Jimenez Borges e Vitória Machado de Lima atuaram muito bem montando todos os desafios, o robô e programando parte dos desafios a serem alcançados. Os demais membros da equipe oriundos do Campus Cacoal e Ji-Paraná chegaram a Porto Velho dois dias antes da viagem, e tiveram apenas esse tempo para realizar todo processo de integração da equipe e atividades. Desafio grande, porém cumprido com maestria por eles. Adolescentes cheios de entusiasmo e respeito conquistaram o quinto lugar no desafio da pista, com o robô Arnold Schwarzenegger”.

Para Elisângela Bibá, “o SESI foi o responsável por essa oportunidade que a equipe do IFRO, Cyber Capivara, teve para mostrar seu potencial e fazer então surgir novamente no IFRO, uma equipe para concorrer com LEGO. Somos todos gratos ao SESI Rondônia pela forma tão especial que fomos orientados, recepcionados, hospedados, alimentados e transportados. Em especial somos gratos ao Professor Francisco Euder dos Santos, do Campus Cacoal, o qual acompanhou a equipe e continua dando suporte a ela, mesmo a distância, e a Marcela Cristina Xavier Rosário, do SESI a qual acompanhou a equipe Cyber Capivara do IFRO desde antes da viagem, até o dia do nosso retorno a Porto Velho”.