Diferentes culturas foram reunidas em Feira das Nações no Campus Ji-Paraná

Publicado: Terça, 11 de Abril de 2017, 17h06 | Última atualização em Quarta, 12 de Abril de 2017, 17h18 | Acessos: 3659

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, realizou a Feira das Nações. Os estudantes dos primeiros anos do ensino médio apresentaram os principais elementos que singularizam as culturas de países como a Índia, Alemanha, Itália, México, Portugal, Estados Unidos, Irlanda, Espanha, Japão, Holanda, além das culturas nórdica, africana, indígena e árabe. Na atividade, buscou-se disseminar a diversidade cultural existente nos países que influenciaram a formação da cultura brasileira. Realizado nos dias 29 e 30 de outubro de 2016, o evento possibilitou aos alunos falar sobre os principais costumes, crenças e tradições dos referidos países compreendendo os hábitos dessas sociedades, apresentando-os como se fossem pertencentes a esses países.

Várias manifestações culturais foram apresentadas no evento, tais como as religiões, as danças, as músicas, a história, a economia, a literatura, os esportes, as tecnologias, a culinária e o cinema. Os alunos do ensino médio da Escola Jandinei Cella também estiveram presentes para prestigiar o evento. Segundo as estudantes Mariana, Amanda e Adrianny, do 1º ano de Química, o evento permitiu que elas conhecessem um pouco mais sobre a cultura árabe, que está tão presente no cotidiano dos brasileiros.

A orientadora da escola convidada, Jandinei Cella, parabenizou o IFRO pela organização do evento. Ela disse que a instituição deveria realizar mais eventos como esse, pois, com a participação na feira, as crianças aprenderam muito mais sobre a história e os costumes de outras nações.

Para o professor de Sociologia do Campus Ji-Paraná, Cássio Alves Luz, um dos organizadores da Feira, "esse tipo de evento nas instituições de ensino possibilita a produção de conhecimentos sobre as diversas culturas do mundo que influenciaram e que continuam influenciando os hábitos, crenças e os costumes da sociedade brasileira. Isso permite que os alunos desconstruam os preconceitos estabelecidos socialmente sobre esses povos e etnias, tornando-os mais tolerantes às diferentes manifestações culturais e religiosas. Acreditamos que com esses conhecimentos os estudantes que participaram do evento poderão futuramente ajudar o Estado e a sociedade a combater o racismo, a xenofobia, o etnocentrismo e as diferentes práticas de intolerância religiosa”.